Tutorial Android #22 – Internacionalização (i18n)

Olá pessoal! No tutorial de hoje, vamos ver como traduzir nossa aplicação para que ela se torne multi-linguagem. Isso é bastante interessante caso você tenha a intenção de colocar sua aplicação lá no Google Play.

Bom, o grande “segredo” da internacionalização consiste na pasta values do projeto. Nessa pasta, no caso do nosso projeto, temos hoje o arquivo arrays.xml e strings.xml. Esses arquivos irão conter valores correspondentes a cada um dos idiomas que nossa aplicação suportará. Hoje, temos nossa aplicação com o idioma padrão Português. Como o emulador do Android 2.2 não tem o idioma português, vamos deixá-lo como padrão mesmo, e adicionar suporte ao idioma Espanhol. (nota: se você sabe espanhol, releve as sentenças que eu vou mostrar. Foram todas traduzidas com o auxílio do Google Translator. Eu não falo espanhol!)

Para início de conversa, vamos preparar nosso aplicativo para a internacionalização. Modifique o arquivo strings.xml para que contenha os seguintes valores:

Basicamente, definimos alguns alias para as strings do nosso aplicativo. Porém, em alguns trechos do código, ainda temos strings como constantes de texto. Para isso, vamos alterá-los para utilizar os resources deste arquivo. Primeiramente, nos formulários e menus em XML, vamos alterar os arquivos form_detalhes.xml, tanto na pasta layout

… quanto na pasta layout-land

… além dos arquivos opcao.xml

e opcao_detalhes.xml, da pasta menu

Nas nossas classes, também temos alguns trechos que precisam ser adaptados. Primeiramente na classe FormularioDetalhes

… na classe PreferenciaHorario

… na classe ReceptorAlarme

… e na classe TwitterService

Caso a aplicação seja executada agora, ela deve rodar normalmente como rodava antes. Agora, vamos criar os arquivos relativos ao novo idioma. Crie um novo diretório no projeto chamado values-es na pasta res. Dentro dele, teremos 2 arquivos XML, arrays.xml

e strings.xml

E pronto! Para ver seu aplicativo no idioma espanhol, siga até o menu principal, Settings -> Language & keyboard -> Select language e selecione Español.

Como de costume, pra baixar o aplicativo, basta clicar aqui.

Até a próxima!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.