Blog

The Social Project: Configurando a Koin para DI

Olá pessoal! No último post integramos a métrica de cobertura de código ao nosso projeto. Hoje, vamos começar a mexer um pouco mais com o código da nossa aplicação, começando pela integração de uma biblioteca para nos fornecer um mecanismo de injeção de dependências (ou Dependency Injection – DI).

The Social App: Integrando dados de Cobertura de Código

Olá pessoal! No último post realizamos uma configuração inicial do tema do nosso aplicativo de forma a diferenciar as builds de debug e release. No post de hoje, vamos configurar uma métrica importante para o desenvolvimento de qualquer projeto de software, a cobertura de código.

The Social Project: Configurando o Firebase no Projeto

Olá pessoal! No último post configuramos as chaves de assinatura do nosso app de maneira segura, garantindo que os dados não estejam expostos no repositório e viabilizando que o CI consiga buildar e assinar os APKs. No post de hoje, vamos fazer a configuração do projeto no Firebase.

The Social Project: Configurando a Assinatura do App no CI

Olá pessoal! No último artigo, configuramos o nosso build script para suportar o Kotlin. No post de hoje, vamos configurar a assinatura do app e levantar um ponto importante: como guardar seus segredos, principalmente quando o app é open source?

The Social Project: Configurando Kotlin no projeto

Olá pessoal! No último post, configuramos o CircleCI para observar as branches do nosso projeto, bem como a abertura de pull requests no repositório. Hoje, vamos olhar um pouco mais o projeto e começar a estruturá-lo para posteriormente iniciarmos a implementação de fato.

The Social Project: configurando o servidor de CI

Olá pessoal! No post anterior, criamos o repositório com um projeto vazio e configuramos o repositório com as branches persistentes que farão parte do nosso Git Flow. Para essa tarefa, escolherei o CircleCI.

The Social Project: setup do repositório

Olá pessoal! O primeiro passo aqui é decidir onde vamos hospedar o nosso código. Essa decisão é importante, pois vai impactar em toda a suíte de code review, pull requests, etc.

The Social Project: implementando um projeto do zero com Kotlin e Firebase

Sempre que estudamos determinada tecnologia, ou mesmo quando trabalhamos em um projeto, nem sempre conseguimos nos aprofundar em determinados assuntos. Outro problema que quase sempre acontece, é que não temos possibilidade de aprofundar o suficiente em determinado assunto, restringindo a parte prática muitas vezes a um simples “hello world” ou uma prova de conceito.

Layouts e Resources – Tutorial Android 4

Layouts e Resources – Tutorial Android 4

Olá pessoal! No último post criamos a nossa primeira Activity, e entendemos um pouco sobre Intents! No post de hoje vamos entender um pouco mais sobre resources no Android e criar um layout para a nossa Activity. Preparados?